Capitalismo e Comunismo

Os cinco principais defeitos do capitalismo.

 

Truste: duas ou mais empresas, de um mesmo seguimento, se juntam formando uma única empresa a fim de dominar o mercado em que atuam praticando preços abaixo do mercado, quebrando, assim, os concorrentes, para depois, aumentar os preços e rever os lucros perdidos.

 

Dumping: uma empresa internacional entra num país ou importa para este, produtos com presos abaixo do que pratica em seu país de origem, a fim de quebrar a concorrência, para depois, aumentar os preços e rever os lucros perdidos.

 

Cartel: empresas de um mesmo seguimento combinam aumentar o preço dos produtos, a fim de lucrar mais.

 

Nos três casos acima, há prejuízo a população e, além disso, nos dois primeiros, desemprego.

 

Bolsa de Valores: investidores, mais conhecidos como especuladores financeiros, lucram sem soar uma única gota, sem gerar um único emprego, apenas comprando e vendendo papéis.

 

Mais Valia: esta é a mais interessante, pois demonstra que o patrão entra com a empresa e os meios de produção e o empregado entra com a mão de obra, ocorrendo aí algo muito curioso, o empregado trabalha um período para produzir o seu salário e outro período para produzir o lucro do patrão. Solução: cooperativas onde todos trabalham para produzir o lucro dividido igualmente entre todos.

 

Os cinco principais defeitos do comunismo.

 

Consumismo: numa sociedade igualitária, não há condições de suprir os desejos por produtos modernos e sofisticados, nem viver rodeado de glamour e status.

 

Moradia: uma só, nada de casa de praia, de campo, em Miami, triplex, etc...

 

Viagens: só com reserva antecipada em hotéis, viagens internacionais só para autoridades e a negócios.

 

Carro: só popular, nacional e para emergências, pois, com a maioria da população passando a ter acesso a esse bem, o combustível fica mais caro e os veículos também.

 

Alimentação: somente as que estiverem na safra, a fim de baratear a comida para toda a população ter acesso.